A compra do Ponto Frio, anunciada nesta segunda-feira pelo Pão de Açúcar, leva o grupo fundado pela família Diniz de volta à liderança do varejo brasileiro, com cerca de R$ 26 bilhões de faturamento, mais de mil lojas e 79 mil funcionários.
Com a aquisição do Ponto Frio, o Grupo Pão de Açúcar passa a figurar como um dos principais varejistas na área de eletroeletrônicos do país, com atuação no Distrito Federal e em 18 Estados. Nesse sentido, o grupo passa agora a operar em Estados que não estava presente, como Espírito Santo, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O valor da aquisição é de R$ 824,5 milhões, equivalente a 70,24% do capital total do Ponto Frio.
Fundado em 1940, o Pão de Açúcar abriu seu capital (ou seja, passou a ter ações negociadas em Bolsa) em 1995. Em 2002, a rede comprou a concorrente Sé Supermercados. Em 2003, o Pão de Açúcar associou-se à rede Sendas, líder no Rio de Janeiro.
Só em 2005 foi criada uma nova holding e o controle do Pão de Açúcar passou a ser dividido igualmente entre Abilio Diniz e o grupo francês Casino.
Perfil do Pão de Açúcar após a aquisição:
- Faturamento 2008: aproximadamente R$ 26 bilhões (consolidado)
- 1055 lojas, 75 postos de combustível e 145 drogarias
- 79 mil funcionários
- 28 centros de distribuição
- Presença em 18 estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, GO, MS, MT, BA, RN, AL, SE, PE, PB, CE e PI) e no Distrito Federal
- Diferentes formatos de lojas: Hipermercados (Extra), Supermercados (Pão de Açúcar, Extra Perto, CompreBem e Sendas), Lojas de produtos eletrônicos/Eletrodomésticos (Extra Eletro e Ponto Frio), lojas de conveniência (Extra Fácil), "Atacarejo" (Assai), operações de comércio eletrônico (www.extra.com.br e www.pontofrio.com.br), postos de combustíveis e drogarias
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