"El País" publica novas fotos de festas na casa de Berlusconi

O jornal espanhol "El País" publicou na edição deste domingo novas fotos das festas realizadas na mansão do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi na Sardenha.

As imagens foram feitas pelo fotógrafo italiano Antonello Zappadu, 51, que, entre 2007 e janeiro de 2009, acompanhou toda a movimentação na casa do premiê italiano, localizada em Porto Rotondo, na zona mais turística de Costa Esmeralda.

Reprodução
Fotografia publicada pelo jornal espanhol "El País" mostra mulheres fazendo topless na casa do premiê italiano Silvio Berlusconi
Fotografia publicada pelo jornal espanhol "El País" mostra mulheres fazendo topless na casa do premiê italiano Silvio Berlusconi

As fotos publicadas neste domingo são acompanhadas de uma reportagem com o título "Anatomia da Berluscolândia", que descreve a mansão --chamada Vila Certosa-- e algumas das jovens convidadas para os eventos patrocinados pelo líder italiano.

O texto diz que Villa Certosa é o local onde Berlusconi se torna o "xeque do harém", o "Super Silvio".

Segundo a reportagem, a mansão também foi o lugar onde a jovem Noemi Letizia, que havia acabado de completar 18 anos, foi convidada para passar o Ano Novo junto com outras 30 colegas e uma dúzia de homens na faixa dos 70 anos, assim como Berlusconi.

O primeiro-ministro nega qualquer relacionamento sexual com Noemi, mas a mulher dele, Veronica Lario, decidiu pedir o divórcio depois de 30 anos de relacionamento.

Para o "El País", o mais complicado para Berlusconi não é explicar as fotografias, já classificadas por ele de "inúteis", mas a possível existência de outras imagens, mais comprometedoras, que podem ser divulgadas.

Saramago

O escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura 1998, chamou o chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, de "vírus" e "delinquente", em um artigo publicado neste domingo pelo "El País".

Saramago já havia chamado o primeiro-ministro de "delinqente" em seu último livro.

"Esta coisa, esta doença, este vírus ameaça ser a causa da morte moral do país se um vômito profundo não conseguir arrancá-lo da consciência dos italianos antes que o veneno acabe correndo as veias e destruindo o coração de uma das mais ricas culturas europeias", acrescentou.

Segundo Saramago, Berlusconi é "uma coisa perigosamente parecida a um ser humano, uma coisa que dá festas, organiza orgias e manda em um país chamado Itália".

O advogado de Berlusconi anunciou que processará o El País por ter divulgado as fotos.