da Efe, em Beirute
Os colégios eleitorais libaneses fecharam neste domingo suas portas às 19h (13h em Brasília), após uma jornada que se desenvolveu com calma, sem distúrbios graves, segundo a rede de televisão New TV.
O ministro do Interior libanês, Ziad Baroud, afirmou que a participação nas eleições legislativas até às 15h (9h em Brasília) foi de 40%.
Cerca de 50 mil soldados e policiais foram mobilizados em todo o país para impedir incidentes.
Estas eleições, que acontecem pela primeira vez em apenas um dia e não divididas em quatro domingos, como anteriormente, foram supervisionadas por mais de 200 observadores internacionais, quase a metade da União Europeia (UE).
Um total de 3.257.230 eleitores foi convocado a escolher 128 deputados, 64 cristãos e 64 muçulmanos, entre cerca de 580 candidatos que se apresentaram em todo o país.
Baroud disse que os resultados só serão anunciados quando forem definitivos, seja neste domingo ou na segunda-feira, mas antes havia afirmado que eles começariam a sair à meia-noite.
A batalha principal nas eleições acontece entre duas coalizões, as Forças de 14 de Março, grupo majoritário no Parlamento e apoiado pelo Ocidente e pelos países árabes moderados, e as Forças de 8 de Março, lideradas pelo Hizbollah e sustentadas pela Síria e pelo Irã, entre outros países.
Comentários: