Livros "Machado de Assis "

Dom Casmurro
Imagem
Sinopse
A dúvida quanto a traição da mulher amada é o motor do grande clássico de Machado de Assis. Bentinho e Capitu são personagens que vivem até hoje na imaginação dos leitores.

Link para download
C L I Q U E



Memórias Póstumas de Brás Cubas
Imagem
Sinopse


Link para download
C L I Q U E


Várias Histórias
Imagem
Sinopse
- Entre Santos
- Uns Braços
- Um Homem Célebre
- A Desejada das Gentes
- A Causa Secreta
- Trio em Lá Menor
- Adão e Eva
- O Enfermeiro
- O Diplomático
- Mariana
- Conto de Escola
- Um Apólogo
- D. Paula
- Viver!
- O Cônego ou Metafísica do Estilo


Link para download
C L I Q U E


Quincas Borba
Imagem
Sinopse
Narrado na terceira pessoa, é a história do ingênuo professor Rubião, mineiro de Barbacena, que recebe como herança todos os bens do filosofo Quincas Borba, mais a incumbência de tomar conta de seu cão - também denominado Quincas Borba -, e divulgar a filosofia conhecida como Humanitismo.

Link para download
C L I Q U E


Helena
Imagem
Sinopse
Obra constantemente solicitada nos melhores vestibulares do país, é exemplos perpétuo do melhor da literatura nacional. A Rideel, pensando em introduzir o leitor nesse fascinante mundo, traz este título condensado (Nicélia C. Silva), preservando todo o estilo do autor e acrescentando um glossário para auxiliar na compreensão do enredo. Um belo romance da fase romântica de Machado de Assis. Helena é uma obra da fase romântica de Machado de Assis. O Conselheiro, homem muito rico, reconhece em seu testamento, uma filha natural de nome Helena, declarada herdeira de parte dos bens e que deveria ir viver com a família e ser tratada com carinho. Entretanto, um mistério paira sobre seu passado e parece ameaçar o presente. Um mistério que Estácio, seu irmão, está disposto a desvendar.

Link para download
C L I Q U E


O Alienista
Imagem
Sinopse
Como contista Machado de Assis produziu algumas obras-primas. Entre elas está O Alienista, publicado entre outrubro de 1881 e março de 1882. O centro temático do conto é a loucura. Aliás, este assunto foi uma preocupação constante na obra de Machado de Assis. N´O Alienista, como bem diz determinado crítico, é exatamente a procura dessas normas que constituem o objetivo da personagem central - Simão Bacamarte -, devorada pelas discutíveis verdades de sua ciência, palavra mágica que causa temor e admiração. A grandeza do conto está na extrema capacidade do autor em adequar ao seu estilo as circunstâncias humanas que o compõem. A obra é obrigatória em vários cursos para vestibulares.

Link para download
C L I Q U E


Esaú e Jacó
Imagem
Sinopse
O livro conta a história de Pedro e Paulo, irmãos gêmeos. Ambos se apaixonam pela bela Flora. Esaú e Jacó, é um livro recomendado pelos vestibulandos.

Link para download
C L I Q U E


Memorial de Aires
Imagem
Sinopse
Amargo e sarcástico observador dos costumes e da condição humana, Machado de Assis produziu algumas obras-primas da literatura brasileira. Realista, ele não se preocupava em reproduzir o real. Transformava a realidade em arte. Do espírito exageradamente crítico, tinha uma visão trágica da vida. Memorial de Aires (1908) é um de seus últimos romances. O narrador, Conselheiro Aires, conta o episódio da vida de um casal e a aventura amorosa de outros personagens. O livro foi publicado no final da vida do autor. O romance é leitura recomendada em universidades e cursos de vestibular.

Link para download
C L I Q U E


Papéis Avulsos
Imagem
Sinopse
Estas histórias curtas e médias representam o mesmo que Memórias Póstumas de Brás Cubas significam para o romance machadiano: passagem da fase experimental (em que se incluem Contos Fluminenses e Histórias da Meia Noite) - para a fase de maturidade.

- O Alienista
- Teoria do Medalhão
- A Chinela Turca
- Na Arca
- D. Benedita
- O Segredo do Bonzo
- O Anel de Polícrates
- O Emprésstimo
- A Sereníssima República
- O Espelho
- Uma Visita de Alcebíades
- Verba Testamentária



Link para download
C L I Q U E


Casa Velha
Imagem
Sinopse
Publicado na "Revista Estação" entre janeiro de 1885 e fevereiro de 1886, é considerada uma obra de transição, onde Machado ainda está atrelado a estrutura romântica, mas com laivos realistas. Autobiográfico, a casa velha foi uma das residências de Machado na infância.

Link para download
C L I Q U E


Contos Fluminenses
Imagem
Sinopse
Contos Fluminenses” compreende historietas que ficaram clássicas, entre elas “Miss Dollar”, um perfil de uma cachorrinha e de como ela se intromete na história de um casa. Os temas reticentes e vagarosos do escritor estão ali, bem como os famosos perfis de mulher - “A Mulher de Preto”, “Confissões de uma Viúva Moça” ,“O Segredo de Augusta” e ‘Linha Reta e Linha Curva”. Mas a narrativa ainda é sorridente, linear, e marcada pelo Romantismo.

- Miss Dollar
- Luís Soares
- A Mulher de Preto
- O Segredo de Augusta
- Confissões de uma Viúva
- Linha Reta e Linha Curva
- Frei Simão



Link para download
C L I Q U E


Páginas Recolhidas
Imagem
Sinopse
Conforme explica o próprio Machado no Prefácio, estas páginas são "escolhidas dentre muitas, por achar que ainda agora possam interessar". Assim, temos contos (entre os quais obras-primas como "Um erradio" e "Missa do Galo"); o discurso da cerimônia do lançamento da primeira pedra da estátua de José de Alencar; o admirável ensaio sobre Henriqueta Rena; a comédia "Tu só, tu, puro amor...", entre outras, podendo assim o leitor admirar outras facetas do genial escritor.

Link para download
C L I Q U E


Relíquias de Casa Velha
Imagem
Sinopse
Esta segunda coletânea de gêneros mistos, recolhida pelo próprio Machado de Assis, foi o primeiro livro publicado após a morte de sua esposa Carolina, e abre-se com o soneto clássico "A Carolina", que se inclui entre os melhores da língua portuguesa. Dentre os contos, figuram alguns dos mais célebres de Machado, como "Pai contra mãe", "Suje-se gordo!" e outros.

- Pai Contra Mãe
- Maria Cora
- Marcha Fúnebre
- Um Capitão de Voluntários
- Suje-Se, Gordo!
- Umas Férias
- Evolução
- Pílades e Orestes
- Anedota do Cabriolet
- Páginas Críticas e Comemorativas



Link para download
C L I Q U E


A Semana
Imagem
Sinopse
O Machado de Assis jornalista conviveu com o ficcionista ao longo de toda sua vida. Sua carreira começou, de fato, como colaborador do jornal “Marmota Fluminense”, ainda em 1855. Os artigos para a revista “A Semana” saíram entre 1893 e 1897, e só foram publicados em volume após a morte do autor, em 1914, pela Livraria Garnier. Os temas são os mais variados, como requer a um colunista de jornal: de festas a problemas de saúde pública, de lembranças de um passado distante (sobre o Alcazar Lyrique e a moda das sopranos, seu amor por Augusta Candiani e as trapalhadas dos bons tempos), questões econômicas, filosóficas e literárias. Nas crônicas, Machado de Assis se colocava de maneira mais informal e pessoal. Ler a longa série de “A Semana” é como conversar com o bruxo.

Link para download
C L I Q U E


A Mão e a Luva
Imagem
Sinopse
Este romance dá a medida da maneira de ser de Machado de Assis, ao analisar personagens e episódios da vida carioca na segunda metade do século XIX: o ambiente das chácaras nos arredores do Rio de Janeiro, as reuniões familiares, as leituras em voga, a Rua do Ouvidor, e tudo ou quase tudo que se poderia chamar de "as delícias da Corte", sendo que a personagem Guiomar já se impõe entre as grandes criações femininas do autor.

Link para download
C L I Q U E

Histórias sem data
Imagem
Sinopse
O quarto livro de contos de Machado de Assis quer criar uma atmosfera atemporal para a dezena de histórias ali reunidas. Mas a data da publicação do volume é exata: 1884, pela Livraria Garnier. Ali estão algumas das melhores pinturas de mulher na obra do escritor, além de parábolas exemplares do estilo e da filosofia pessimista de Machado de Assis. "A igreja do diabo" é a alegoria da crença a partir da situação inusitada em que o diabo funda sua igreja. "Cantiga dos esponsais" realiza um quadro de época, mostrando um maestro, Mestre Romão, ís voltas com os desencantos da velhice. Este tema volta nos retratos de mulher, como "Uma senhora" e "A senhora do Galvão". É o escritor lidando com os grandes assuntos, de forma delicada e saborosa.

- A Igreja do Diabo
- O Lapso
- Último Capítulo
- Cantiga de Esponsais
- Singular Ocorrência
- Galeria Póstuma
- Capítulo dos Chapéus
- Conto Alexandrino
- Primas de Sapucaia
- Uma Senhora
- Anedota Pecuniária
- Fulano
- A Segunda Vida
- Noite de Almirante
- Manuscrito de um Sacristão
- Ex Cathedra
- A Senhora do Galvão
- As Academias de Sião

Link para download
C L I Q U E


Crisálidas (Chrysalidas)
Imagem
Sinopse
Reedição do 1º livro de poesia de Machado de Assis, publicado em 1864 e "esquecido" desde então. São poemas originais de Machado de Assis e traduções feitas por ele. Uma boa amostra de seu estilo no início da carreira e de sua faceta menos conhecida: a de poeta. Esta edição preserva a ortografia original.

Link para download
C L I Q U E


Bons Dias!
Imagem
Sinopse
Machado de Assis exerceu a ironia em todos os gêneros. Mas aguçou-a especialmente com o trabalho de observador diário. Em suas crônicas – deixou diversos ciclos, reunidos em volume após a sua morte - , tratou de criar uma ponte entre sua introspecção e o mundo exterior. Seus comentários sobre a situação mundial e a política estão mais presentes do que nunca nessa coletânea de textos publicados em jornal em 1888, ano que marcou Machado de Assis e ao qual retornaria em obras de ficção posteriores. O título vem da saudação com que sempre iniciava sua coluna. “Eu sou um pobre relojoeiro, que, cansado de ver que os relógios deste mundo não marcarem a mesma hora, descri do ofício”, declara na primeira crônica da série. É uma profissão de fé que pode ser aplicada em toda a sua obra.

Link para download
C L I Q U E

Balas de Estalo
Imagem
Sinopse
Balas de estalo foi o nome dado ao conjunto de crônicas que Machado de Assis escreveu, sob pseudônimo, no jornal Gazeta de Notícias entre 1883 e 1886. Heloisa Helena Paiva De Luca, que vem pesquisando Machado há anos, identificou mais duas delas ainda não publicadas em qualquer outra coletânea.

Link para download
C L I Q U E


A Carteira

Link para download
C L I Q U E

Críticas Teatrais

Link para download
C L I Q U E

Falenas

Link para download
C L I Q U E

História de Quinze Dias

Link para download
C L I Q U E


Histórias da Meia-noite

Sinopse
- A Parasita Azul
- As Bodas de Luís Duarte
- Ernesto de Tal
- Aurora sem Dia
- Goivos e Camélias
- A Ela
- O Relógio de Ouro
- Ponto de Vista


Link para download
C L I Q U E


Ocidentais


Link para download
C L I Q U E


Notas Semanais

Link para download
C L I Q U E