FMI eleva previsão de crescimento da economia global em 2010

O FMI (Fundo Monetário Internacional) elevou sua previsão de crescimento para a economia global em 2010 para 2,4%, acima do 1,9% estimado em abril, devido às medidas de estímulo adotadas por diversos países nos últimos meses, segundo uma fonte ouvida pela agência de notícias Reuters.

A expectativa do Fundo, segundo a fonte da Reuters, é de que a recuperação da economia global seja gradual. A informação consta de uma nota do FMI para a reunião de ministros das áreas econômicas dos países do G8 (grupo dos sete países mais ricos e a Rússia) programada para este fim de semana.

Para este ano, no entanto, a previsão se mantém em queda de 1,3%, dado que consta do relatório "World Economic Outlook" ("Panorama Econômico Mundial"), divulgado em abril.

Na segunda-feira (8), o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, disse que a lentidão da estabilização do setor financeiro mundial representa o maior risco para a recuperação econômica, que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2010.

"O cenário mais provável é que a recuperação ocorra no primeiro trimestre de 2010, com uma virada entre setembro e outubro [deste ano]", declarou Strauss-Kahn.

Ele também afirmou que a crise financeira fez com que muitas economias emergentes passassem a encarar problemas "de vida ou morte" e advertiu sobre o grave perigo da instabilidade civil nesses países.

O diretor do FMI também afirmou que "depois da crise, o mundo não será como antes", já que "o equilibro de poder será diferente". "O próximo mundo não será como o anterior", afirmou.