Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira mais uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) nos morros Babilônia e Chapéu Mangueira, no Leme, zona sul do Rio. Com a ação de hoje, cinco favelas passam a ser dominadas pela polícia.
A unidade funcionará nos mesmos moldes das já existentes no morro Dona Marta, em Botafogo (zona sul), a comunidade do Batan, em Realengo, e a Cidade de Deus, em Jacarepaguá, ambos na zona oeste.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, cerca de cem policiais recém-formados vão atuar diariamente em dois turnos nas favelas, que estão ocupadas pela polícia desde o início de maio. Os morros ainda devem receber projetos sociais e internet sem fio, que será instalada em até 90 dias.
O prédio da UPP fica no alto do morro da Babilônia, ao lado do morro Chapéu Mangueira. A nova unidade tem oito alojamentos para receber pelo menos 20 policiais por plantão. No local, é possível avistar as praias do Leme e de Copacabana, na zona sul da cidade.
Em 2008, conflitos de traficantes de facções rivais levaram pânico aos moradores da região. Entretanto, a PM afirma que não há mais tráfico de drogas nos morros da Babilônia e do Chapéu Mangueira.
Comentários: